Doença de Crohn e Colite Ulcerativa

crohnSão doenças inflamatórias dos intestinos de causa desconhecida que acometem, principalmente, adultos jovens. Manifestam-se, na maioria das vezes, com diarréia crônica, cólicas abdominais, sangue e muco nas fezes e dores nas juntas.

A colite ulcerativa acomete apenas o intestino grosso, já a doença de Crohn pode comprometer o intestino grosso, o intestino delgado e outros segmentos do aparelho digestivo como a boca (aftas) e o estômago ( úlceras ).

O diagnóstico é configurado pela avaliação clínica do paciente associada a exames complementares tais como colonoscopia, trânsito intestinal, tomografia do abdome e endoscopia digestiva. A confirmação do diagnóstico, normalmente, necessita de exame histopatólogico à partir de biópsias realizadas durante os exames endoscópicos.

O tratamento é clínico, na maior parte das vezes, baseado em medicamentos que visam deter e cicatrizar os processo inflamatórios intestinais. A terapêutica cirúrgica fica reservada para casos selecionados, quando não há resposta ao tratamento clínico e para resoluçâo de complicações específicas das doenças ( obstrução, hemorragia e abscessos).

 

  

 convenios localizacao duvidas artigos doencas