Esteatose Hepática

esteatoseA esteatose é popularmente conhecida como ¨Gordura no fígado¨. Dados atuais revelam que é a doença hepática mais comum em todo o mundo e na maioria dos casos tem um curso benigno, se tratada corretamente.

Trata-se da deposição de tecido gorduroso no fígado, podendo cursar ou não com uma lesão celular potencialmente grave, quadro esse denominado esteatohepatite.

Até a década de 80 do século passado achava-se que a gordura no fígado apareceria apenas em indivíduos que ingeriam grandes quantidades de bebida alcoólica , mas atualmente sabe-se que as causas principais da Esteatose são distúrbios metabólicos como a obesidade, o diabetes e a elevação do colesterol e triglicerideos.

Em linhas gerais, beber com moderação, manter o peso corporal e praticar exercícios físicos regularmente são medidas fundamentais para a prevenção e tratamento da doença.

Algumas outras doenças com Hepatite C e Hemocromatose também podem manifestar-se com o aparecimento de gordura no fígado. Portanto, uma visita ao hepatologista é importante para definir a causa, o melhor tratamento e o prognóstico da esteatose hepática.

 

  

 convenios localizacao duvidas artigos doencas