Colonoscopia

endoscopioA colonoscopia é um exame endoscópico em que um tubo fino e flexível é introduzido, sob sedação (paciente dormindo ), pelo reto, com o objetivo de visualizar e estudar todo o intestino grosso de um indivíduo.

Antes do exame é feito um preparo no qual o paciente ingere substancias laxativas que proporcionaram o esvaziamento e limpeza de todo o intestino possibilitando uma perfeita visualização das estruturas a serem examin adas.

A colonoscopia é indicada na investigação de alterações intestinais como diarréias crônicas, constipação, sangramento nas fezes, muco nas fezes e dor abdominal de possível origem intestinal. Um capítulo a parte na utilização da colonoscopia é a prevenção do câncer do intestino grosso. Qualquer indivíduo com mais de 50 anos que tenha ou não sintomas e, principalmente, aqueles que tiveram parentes com câncer de intestino devem ser submetidos a uma colonoscopia que possibilitaria a identificação e retirada de lesões pré-cancerosas (pólipos) evitando, assim, o aparecimento, no futuro, de tumores malígnos do cólon.

O exame é seguro e de fácil execução em mãos treinadas e habilidosas e não há limite de idade para que o mesmo possa ser realizado.

 

  

 convenios localizacao duvidas artigos doencas